terça-feira, 8 de julho de 2008

Língua Gestual Portuguesa.

Comunicar pelo silêncio...

A integração nas escolas do ensino regular de crianças e jovens surdos deve ser feita criando condições que permitam optimizar o sucesso educativo desses alunos garantindo o exercício pleno do seu direito à cidadania.

A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.



Estes são os nossos alunos especiais, especiais pela sua forma de comunicar dificuldades emoções ou dúvidas e pela personalidade que desenvolvem devido a algumas das suas limitações. A nossa escola tem um núcleo de UAAS ( Unidade de apoio a alunos surdos ) é uma escola de referência.

Já há alguns anos que lecciono alunos surdos e todos eles são bons exemplos de alunos, na sua maioria são alunos responsáveis, bons observadores e muito criativos. Necessitam desenvolver uma boa relação de cumplicidade com o professor. No inicio é complicado, penso que para ambas as partes mas depois a comunicação torna-se fácil, um olhar um aceno uma palavra pronunciada um gesto de carinho, mil e um sinais, e vamo-nos entendendo, pois na maioria das vezes não existe interprete disponível.

A vida destes miúdos não é nada fácil muitos deles vêm de longe, fazem muitos km diariamente até à escola. Mas cá estamos nós para os acolher no nosso melhor.
"Vejo
como poderia
ouvir
os meus olhos
são
os meus ouvidos.
Tanto
escrevo como
falo por gestos
As minhas mãos
são
bilingues.
Ofereço-vos
a minha
diferença.
O meu
coração
não está
surdo
neste mundo
duplo."
Emmanuell Laborit

Projecto a Voz das Mãos





Vídeos realizados pelos alunos Ana Marta Correia Inês Ferreira, Joana Margalho, Lara,Mira em Área de projecto - Escola Sec. Antur Gonçalves.
Antes de terminar queria dar os parabéns às colegas Elsa e Adília que têm feito um excelente trabalho, junto com todos os técnicos e interpretes que têm passado pelo Agrupamento. Um trabalho de equipa magnifico, junto dos alunos, no seu acompanhamento e crescimento.