Comunicar pelo silêncio...
A integração nas escolas do ensino regular de crianças e jovens surdos deve ser feita criando condições que permitam optimizar o sucesso educativo desses alunos garantindo o exercício pleno do seu direito à cidadania.
A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.
Estes são os nossos alunos especiais, especiais pela sua forma de comunicar dificuldades emoções ou dúvidas e pela personalidade que desenvolvem devido a algumas das suas limitações. A nossa escola tem um núcleo de UAAS ( Unidade de apoio a alunos surdos ) é uma escola de referência.
Já há alguns anos que lecciono alunos surdos e todos eles são bons exemplos de alunos, na sua maioria são alunos responsáveis, bons observadores e muito criativos. Necessitam desenvolver uma boa relação de cumplicidade com o professor. No inicio é complicado, penso que para ambas as partes mas depois a comunicação torna-se fácil, um olhar um aceno uma palavra pronunciada um gesto de carinho, mil e um sinais, e vamo-nos entendendo, pois na maioria das vezes não existe interprete disponível.
Projecto a Voz das Mãos