terça-feira, 29 de julho de 2008

Procissão do Senhor dos Lavradores







A festa da Bênção do Gado

De 17 a 27 de Julho realizou-se a Festa da Bênção do Gado em Riachos. Festa de cariz religioso festeja-se actualmente de 4 em 4 anos e remonta a uma tradição rural cuja origem se perde na memória dos tempos. A partir de 1966 esta festa integra também a celebração do antiquíssimo culto do Senhor dos Lavradores, cuja imagem, segundo nos conta a Lenda, foi encontrada na Idade Média por um grupo de lavradores que lavrava a terra com bois, os quais se ajoelharam no local onde se encontrava enterrada a Figura.
Durante os dias em que decorre a festa podemos contar com uma diversidade de actividades, destacando-se a decoração das ruas, onde podemos encontrar a recriação de cenas do cotidiano de outros tempos. Aqui podemos encontrar o bairrismo onde todos os habitantes se empenham em decorar no seu melhor a sua rua. Algumas portas encontram-se abertas convidando o visitante a entrar ou mesmo a partilhar um lanchinho.
Procissão do senhor dos Lavradores
Um dos momentos mais importantes da festa é a vinda da imagem de Torres Novas da Igreja de Santiago para Riachos. A imagem é transportada por uma junta de bois desde a Rotunda dos bois até à igreja de Santo António, situada no centro da Vila. No último domingo o carro de bois carregando a imagem é integrado no Cortejo da Bênção do gado, momento alto da festa onde desfilam vários participantes com os seus carros alegórico.
A passagem perante a Igreja de Santo António de todos os participantes com vista a receberem a bênção, bem como o gado.
O cortejo representa as características rurais da população, a sua memória colectiva, e todo o seu poder criativo.
Decoração das ruas



Trajo a rigor